Maria Helena

Maria Helena Gonçalves Leal Vieira

Diplomou-se com 20 valores no Curso Superior de Piano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga em 1989. Em 1990 obteve a licenciatura em Música na Universidade do Kansas, EUA. Na mesma universidade veio a obter, em 1993, e como bolseira Fulbright, o grau de Mestrado em Música (M. M.), especialidade de Piano Performance (reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa em 1994). Pelas classificações obtidas neste mestrado foi galardoada com o Louise T. Woods Memorial Scholarship Fund e investida como membro de Phi Beta Delta – Honor Society for International Scholars, USA. Ainda na Universidade do Kansas, realizou a parte lectiva do Mestrado em Música, especialidade de musicología histórica. Doutorou-se em 2007 na Universidade do Minho com uma tese subordinada ao tema O Ensino da Música em Portugal no Início do Século XXI. Estudo sobre as Políticas Educativas de Ramificação Curricular.

Frequentou cursos de formação com Edwin Gordon, Richard Grunow (psicologia da música, pedagogia musical, análise factorial, teoria da aprendizagem musical e ensino de instrumentos), Christopher Hepp, Guy Duckworth (didáctica do piano e improvisação), Maurizio Padovan (a dança no ensino obrigatório), John Paynter, David Hargreaves, Keith Swanwick e Ana Lúcia Frega (metodologias da educação musical), Adam Wibrowsky, Aida Cadinot, Jorge Moyano, Nicole Henriot, Sequeira Costa e Claude Frank (interpretação pianística).

Foi aluna particular de piano de Helena Sá e Costa entre 1980 e 1987, e bolseira de mérito da Fundação Calouste Gulbenkian durante vários anos.

Exerceu actividade docente nos Conservatórios de Música de Braga e Porto, na Universidade do Kansas e na Universidade de Aveiro, tendo leccionado Educação Musical, Piano, História da Música, Formação Auditiva, Processos de Ensino e Aprendizagem em Educação Musical, Correntes Pedagógicas do Ensino da Música, Temas de Investigação em Educação Musical, Fundamentos da Didáctica da Música e Princípios e Práticas do Ensino Instrumental em Grupo.

Neste momento é Professora Auxiliar no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Directora do Mestrado em Ensino de Música, Membro da Comissão Directiva do Programa de Doutoramento em
Estudos da Criança dessa mesma Escola como Responsável pela Especialidade  de Educação  Artística, e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

Criou o Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (Processo nº NCE/09/00337) e o Mestrado em Ensino de Música (Processo nº NCE/10/01031) da Universidade do Minho, ambos acreditados pela Agência Nacional de Acreditação (A3Es) e aprovados pelo Ministério de Educação.

As suas áreas de investigação fundamentais são a Educação Musical, o Currículo e as Políticas Educativas, e o papel do Ensino Instrumental nos ramos especializado e genérico, áreas em que orientou dezenas de teses de mestrado e várias teses de doutoramento, nacionais e internacionais, já concluídas. Tem vários livros e numerosos artigos publicados nas revistas da
Associação Portuguesa de Educação Musical, Juventude Musical Portuguesa, Brotéria, Inclusão, Diálogos com a Arte, Música Hodie, Revista de Educação Artística, International Journal of Music Education, bem como em diversas Actas de Congressos nacionais e internacionais.